Como Aprender Tão Rápido Que Parece Trapaça!

Introdução:

E se eu te dissesse que é possível ser mais inteligente?

E se eu for ainda além, e se eu disser que é possível não só aprender, como aprender mais rápido e melhor, como se você tivesse desenvolvido um super poder, parecido com do Mike Ross da série suits…

É exatamente isso que vou te mostrar agora nesse vídeo…

Você vai entender o que é o Ciclo de aperfeiçoamento contínuo para acelerar teu aprendizado em até 10x…

Como definir um planejamento de estudo e aprendizado…

O que são deflagradores e inibidores e como usar eles ao teu favor para potencializar seu conhecimento…

O que é agregação cíclica e como ela faz você ficar mais inteligente a cada estudo…

E como usar a velocidade de dobra para multiplicar sua capacidade de aprendizado…

Bora ver tudo em detalhes…

Conteúdo:

Na época da escola eu me achava muito burro, e por esse motivo eu estudava muito mais que meus colegas, por que pensava que tinha que me esforçar o dobro para conseguir aprender…

E ao mesmo tempo, eu tinha colegas que mais iam na aula, e que com apenas 1 ou 2 aulas de uma determinada matéria, já conseguia tirar notas boas…

E confesso que achava aquilo bem injusto, mas aceitava a ideia por que pensava que não tinha como mudar isso…

Mas tudo mudou quando eu entendi, que aprender mais rápido e melhor e ficar mais inteligente, você não precisa de mais foco, atenção, esforço, dedicação e energia…

Você precisa apenas aprender de maneira inteligente! O que eu vou te mostrar agora é quase um hack que potencializa em 10x a tua capacidade de adquirir mais conhecimento com mais facilidade e mais velocidade que as outras pessoas…

1 – definir um objetivo:

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!”

O primeiro passo antes de aplicarmos as técnicas é nos prepararmos para elas!

E a primeira coisa que deve fazer é definir um objetivo! isso pode parecer óbvio e ou idiota, mas é fácil desistir durante o proceso quando você não tem um por que muito claro e definido!

Você deve lembrar seu cérebro todos os dias do por que você está passando por aquele processo, isso vai evitar os pensamentos limitantes que te sabotam durante os estudos…

O objetivo que você escolher, deve servir como uma motivação para agir sempre que lembrar dele!

Ele deve ter data para alcançar e um plano de execução, que é o que vou te mostrar logo mais!

O ponto é, escolha algo que te faça agir!

Vou te dar um exemplo, quando eu era CLT, eu odiava minha vida limitada sem liberdade, e eu queria desesperadamente ganhar mais dinheiro, principalmente usando a internet…

Como motivação, eu colocava a foto da minha carteira de trabalho no celular, ou lembrava do meu chefe chato!

Isso me motivava a continuar firme e focado no meu objetivo, mesmo quando estava com preguiça de estudar e aplicar…

O grande hack é escolher algo que te faça agir! 

2- Planejamento de estudo

“Um objetivo sem planejamento é apenas um sonho!”

Agora com um por que muito bem definido, você deve elaborar um planejamento de estudo, e isso é outra coisa que parece ser óbvia, mas muitos não fazem, definir um lugar e horário de estudo já um bom começo…

Mas quero chamar a atenção para alguns pontos que chamo de Deflagradores, Inibidores, Dificuldades e Facilidades…

Inibidores: São falhas e vícios internos e pessoais que limitam o desempenho. Ex: medo, insegurança, preguiça, apatia, inveja e etc.

Deflagradores: São qualidades e atitudes que permitem um melhor desempenho pessoal nos estudos. Ex: Autoestima, dedicação, persistência, e etc.

Dificuldades: São circunstâncias externas que prejudicam o estudo. Ex: Barulho no local de estudo, limitação de tempo, ter que trabalhar e etc.

Facilidades: São circunstâncias que facilitam o projeto de estudo. Ex: Não ter que trabalhar por receber ajuda de parentes, dispor de um bom ambiente de estudo e recurso financeiro para livros e etc.

Nossa primeira atitude nessa fase é realizarmos um diagnóstico completo da nossa realidade, pois nosso foco deve ser explorar as qualidades, pontos fortes e facilidades que temos à nossa disposição ao mesmo tempo que iremos diminuir as dificuldades e inibidores do desempenho de estudo…

  • liste e avalie suas qualidades e defeitos
  • liste e avalie suas facilidades e dificuldades
  • procure formas de superar defeitos e dificuldades
  • procure formas para aproveitar ao máximo as qualidades e facilidades
  • exercite o aperfeiçoamento pessoal e capacidade de se adaptar às circunstâncias

Isso vai ser crucial nessa primeira fase de preparação.

Uma Dica: Nesse processo, foque no que está no seu controle e não em coisas que não estão, pois isso só irá gerar mais ansiedade!

Ciclo PDCA:

Agora vamos para fase 02, com o preparo e planejamento correto, eu quero compartilhar com você o ciclo de aperfeiçoamento contínuo também conhecido como Ciclo de William Deming…

Temos 4 grandes fases nesse ciclo infinito.

1- Planejar que é o momento que acabamos de passar onde definimos as metas, prioridades e métodos para alcançar o objetivo…

2- Fazer que implica em executar o que foi planejado e nesse momento o comprometimento e disciplina são fundamentais

3- Verificar que é observar os resultados obtidos e compará-los com os desejados. É uma atividade que deve ser realizada durante todo o desenvolvimento do projeto.

4- Agir significa corrigir, ajustar a rota, aperfeiçoar os procedimentos, por exemplo: você se planejou para estudar pela parte da manhã mas descobriu que é uma pessoa mais ativa durante a noite. Logo você deve adaptar o seu momento de estudo.

Esse ciclo se repete novamente, ele nunca acaba!

Quando você começar a aplicar o ciclo de William Deming, você vai começar a sofrer o efeito do fenômeno da agregação cíclica! Vou explicar…

AGREGAÇÃO CÍCLICA:

É o fenômeno no qual a cada novo conhecimento agregado aos já consolidados forma-se um ciclo maior, mais rápido e mais seguro de aprendizado. A cada novo conhecimento aumenta o número de associações e, consequentemente, a capacidade da memória e a facilidade de agregação de novos conhecimentos. O aumento do conhecimento segue uma linha de progressão geométrica. Funciona como se fosse uma imensa bola de neve, cada vez maior e mais rápida. É por esse motivo que não se pode parar de estudar até alcançar o sucesso. Enquanto estamos agregando conhecimentos, estamos aumentando nossa capacidade de aprender mais.

Sabe aquela pessoa que sabe 5 idiomas? Parece impressionante, não é? O fato é que o mais difícil é o primeiro idioma, o segundo, mas depois vai ficando cada vez mais fácil!

A ideia é tipo você ter que colocar uma rede de energia elétrica numa rua, pela primeira vez vai dar muito trabalho, precisa colocar os postes, preparar as residências e terminais, após ter feito tudo, fica mais fácil adicionar novos fios como cabos de internet por que já o trabalho inicial maior já foi feito anteriormente.

Nosso cérebro funciona da mesma forma, a primeira vez que você está construindo uma trilha neural, é mais demorado e difícil criar as sinapses neurais necessárias…

Mas após ter feito isso, fica mais fácil usar ele como base para construir outras redes em paralelo…

Um exemplo pessoal meu, quando eu fui aprender a andar de roller, foi um desastre, quase caí várias vezes, mas após aprender…

Eu consegui em apenas 30 minutos aprender a andar de patins no gelo, por que a ideia era muito parecida…

A mesma lógica se aplica para as coisas da nossa vida de uma forma geral!

Como funcionam os ciclos de conhecimento na prática.

Tempo em ciclos de estudo (Semanas, meses, etc)Conhecimento AnteriorConhecimento Agregado(= Crescimento)Total de Conhecimentos
CICLO N° 11.0+ 1.02.0
CICLO N° 22.0+1.03.0
CICLO N° 33.0+1.24.2
CICLO N° 44.2+1.86.0
CICLO N° 56.0+2.58.5
CICLO N° 68.5+3.512.0
CICLO Nº 712.0+6.518.5
CICLO N° 818.5+12.531.0
CICLO N° 931.0+22.053.0
CICLO N°1053.0+47.0100.0

VELOCIDADE DE DOBRA:

Mais cedo ou mais tarde, chega àquilo que chamamos de velocidade de dobra, estágio em que será capaz de, a cada ciclo, dobrar a quantidade de conhecimento agregado.

Em outras palavras, você vai aprendendo a aprender cada vez mais rápido.

E exemplo prático é o aconteceu com a humanidade ao passar dos anos…

No início de tudo a humanidade demorava séculos para evoluir em tecnologia e conhecimento e dobrar seu nível de conhecimento…

Mas esse tempo foi diminuindo ao ponto que a uns anos atrás considerava-se que a velocidade de dobra do conhecimento humano ocorria a cada 2 anos apenas!

E hoje com a IA com toda certeza essa velocidade diminuiu!

Veja essa tabela:

ÉpocaTempo para dobrar o conhecimento humano
Ano 1900A cada 100 anos
Ano 1950A cada 25 anos
Ano 1980A cada 12-13 anos
Ano 2000A cada 7 anos
Ano 2020A cada 2-3 anos
Com IA (pós-2023)Estimativas apontam para a cada 12 a 18 meses, podendo chegar a dias ou semanas em nichos específicos (como medicina, programação, ciências de dados)

Esse mesmo efeito acontece nos estudos e no processo de aprendizado! Mas como vimos na tabela anterior, de início não vemos grandes resultados, na verdade parece até que nada mudou…

Ou ainda que estamos piores do que quando começamos a estudar…

Esse é o efeito Dunning Kruger!

Ele é super normal e você vai passar por ele também, deixa eu te mostrar:

Entendendo que esses sentimentos fazem parte do processo, você não desiste porque sabe que está no caminho certo e que é apenas questão de tempo para dominar aquele conhecimento…

Mas cuidado! Muitos aprendizados só ficam de forma consolidada quando aplicamos ele, chamamos isso de conhecimento tácito!

É um tipo de conhecimento que é impossível explicar de maneira empírica ou teórica, é algo que você precisa experimentar pessoalmente, é algo que precisa ser praticado…

É tipo aprender a nadar…

Não adianta você ler 500 páginas de um livro ensinando a nadar e nunca pular na água! Pode parecer óbvio essa comparação, mas isso também se aplica para 90% das coisas do mundo…

A Bruno, mas estou estudando para uma prova, como eu vou aplicar isso?

Simples, você vai ensinar outra pessoa! Exatamente, quem mais aprende com os conteúdos aqui do canal sou eu mesmo que preciso elaborar todo o roteiro e organizar o conteúdo de maneira lógica para que faça sentido para você!

Quando você ensina e explica uma conhecimento, você reafirma tudo que já aprendeu e estudou!

Uma dica, principalmente quando vai participar de provas, é fazer uma cola dessa prova, a cola é tipo um resumo com principais pontos!

Após ter a cola em mãos, grave um vídeo, ou explique para um amigo tudo que aprendeu!

Isso funciona muuuito!

Todas essas técnicas eu apliquei na minha vida para fazer milhões pela internet…

Inclusive se você que aprender a ganhar dinheiro online, me chame no whatsapp pelo link da descrição…

O que eu te falei até agora é como uma ferramenta que você pode usar para qualquer coisa…

E obviamente em um único vídeo não seria possível passar anos de estudo, por esse motivo, comente aqui abaixo se você quer mais vídeos como esse…

Se tiver mais de 20 comentários eu trago outro vídeo no canal explicando como você faz para reter 23 vezes mais o conhecimento adquirido com outras técnicas poderosas como essa que te falei agora…

Tem uma síndrome muito perigosa que 99% das pessoas sofrem e que te impede de conquistar qualquer coisa na tua vida!

É como um monstro que te coloca em uma armadilha de auto sabotagem! muito provavelmente você deve estar sendo vítima dele neste exato momento…

Eu chamo ela de síndrome do objeto brilhante, eu gravei um vídeo falando dela, ele tá aparecendo agora na sua tela, clica nele para ver que eu sei que você gostar!

Eu sou Bruno Jenisch e te vejo até logo mais!